A creche é um espaço pensado e organizado em função de um desenvolvimento harmonioso para crianças com idades entre os 4 meses e os 3 anos, com actividades programadas e adequadas aos interesses e necessidades dos mais pequenos.
A Creche de Nossa Senhora da Conceição e a Creche Santo António são dois espaços com uma capacidade total de 70 crianças, com recreios com piso anti-queda e equipamentos exteriores adaptados a este grupo etário.
A Creche Monsenhor Pires Quesado, composta por 3 salas de actividades, procura garantir um atendimento individualizado e as condições essenciais para um desenvolvimento físico e mental saudável num período de vida das crianças em que um clima familiar afectivo e emocionalmente estável, calmo e seguro é decisivo para o desenvolvimento.
A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica. Destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos e tem como principal objectivo a formação e o desenvolvimento equilibrado de cada criança, visando a plena integração na sociedade enquanto ser autónomo, livre e solidário.
A Associação dispõe de dois espaços:
O Jardim-de-infância Santo António foi criado em Outubro de 1970 e, neste momento, presta serviços de pré-primária a 100 crianças. O edifício foi totalmente remodelado no ano 2000, oferecendo instalações modernas para a actividade educacional.
O Jardim-de-infância Monsenhor Pires Quesado está implementado num edifício construído de raiz em 1988 e funciona conjuntamente com o ATL e a Creche. A valência de jardim-de-infância funciona em 6 salas, abrangendo cerca de 150 crianças.
Actualmente, no centro de Actividades de Tempos Livres, a Associação tem uma intervenção baseada na seguinte metodologia de trabalho:
− Planificações pedagógicas apoiadas por pessoal qualificado
− Desenvolvimento de actividades que contribuam para um maior interesse na formação integral da criança enquanto cidadão
− Uma organização do dia-a-dia que promove a permanente participação de todos os intervenientes, incluindo as próprias crianças
− Elaboração de programas de actividades equilibrados com equipas pluridisciplinares
− Realização de trabalhos com sistemas de gestão inovadores, flexíveis e transparentes.
Para os utentes com dificuldades de locomoção, a Associação definiu várias equipas de ajudantes, que apoiam os utentes no domicílio, prestando auxílio à higiene pessoal e conforto, tratamento de roupas, alimentação, informação e, quando necessário, no acompanhamento no exterior, para resolver eventuais situações que surjam, tentando-se, desta forma, que estas pessoas quebrem o isolamento ou, em alternativa, que este apoio surja em parceria com os familiares, para que os utentes possam manter uma vida activa.
Actualmente, a Associação apoia cerca de 50 utentes idosos em regime de Centro de Dia, onde usufruem de transporte, higiene pessoal e tratamento de roupa, apoio à medicação, pequeno-almoço, almoço, lanche e uma pequena refeição para levarem para o jantar nos domicílios. Ao longo dos dias, são estruturadas actividades ocupacionais, nas quais a informação, o movimento e a ocupação útil estão sempre presentes.
Relativamente à Cantina Social/Refeitório ou popularmente conhecido por “Sopa dos Pobres” serve refeições diárias gratuitas a cerca de 90 utentes, sendo estes de frequência muito irregular. O Balneário também foi um serviço criado para permitir aos utentes do refeitório fazerem a higiene pessoal. Destina-se aos utentes carenciados e àqueles que têm falta de instalações sanitárias na sua habitação.